segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Agar - Banida e injuriada


Você já se sentiu insultada pelo povo de Deus? 
Isso pode acontecer, como foi com Agar. Ela era escrava e pertencia a Sarai. Mesmo Abrão tendo recebido a promessa de Deus, por ser estéril, Sarai pediu ao marido que dormisse com Agar. 

Toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela
Gênesis 16:2

Assim Abraão e Sarai, um casal temente a Deus, escolhido pelo Senhor para iniciar uma nação que Ele chamaria de sua, forçou a Agar a assumir a maternidade no lugar de outra mulher. Não admira que Agar não gostasse de Sarai – nem do Deus dela. Quando Agar, já grávida, ridicularizou sua senhora por não poder ter filhos e Sarai queixou-se ao marido. Mas ele se isentou de qualquer responsabilidade: 

Tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus ollhos
Gênesis 16:6

Então, Sarai a afligiu e muito. Então, Agar fugiu para se proteger e também ao filho. Sendo todos nômades, a fuga de Agar a levou junto de uma fonte. Nós podemos apenas imaginar o que ela sentiu: raiva, abandono, traição e medo. Foi nessa fonte que Deus apareceu para corrigir as ações de seu povo. Um anjo do Senhor anunciou que Deus ouvira o seu pedido de socorro. Ele assegurou que Agar teria um menino - até mesmo lhe deu um nome, Ismael, e fez promessas a sua descendência. O anjo disse a Agar que voltasse para sua senhora. Com toda confiança de alguém que acabou de ter uma experiência com Deus, Agar chamou aquele lugar de 

Tu és Deus que me vê
Gênesis 16.13 

Quando mais tarde, ela foi expulsa e estava no deserto, entregue a morte, com seu coração dilacerado, angustiada, talvez se sentindo culpada por ter concebido a Ismael, sem teto para morar, sem comida, sem água, desamparada e tendo que ver seu filho morrer de sede, Agar levantou a sua voz e abriu seu coração, dando lugar para a lágrima sincera e entendendo que ela sozinha nada poderia fazer, então DEUS entra em cena, declarando seu amor, seu cuidado e atenção para com ela e seu filho, providenciando água fresquinha, saciando sua sede e sua solidão. 

"Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação" 
Gênesis 21:18


O que as mulheres de hoje podem aprender com Agar? 
Podem aprender que a vida nem sempre é justa – nem mesmo no povo de Deus. Abraão tornou-se herói e Sara heroína da fé. Mas o tratamento que deram a Agar esteve muito longe de ser heróico ou fiel. Assim, podemos esperar limitações no povo de Deus, mas nunca no Senhor. Nossa fé precisa estar em Deus e não em homem algum, pois assim como nós, eles estão sujeitos a errar. Você pode encontrar conforto no fato de que não importa o quanto esteja só e a distância que tenha percorrido, você ainda está na presença do “Deus que vê”. Deus jamais quebrou uma promessa feita por Ele. Ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel em suas palavras. 

Deus, socorro bem presente na hora da angústia.

#FeitasComAmor {♥}
Deus te abençoe ^^
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter