segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Rebeca - mãe manipuladora


Alguma vez você já foi acusada de manipular uma situação para seu proveito em casa, no trabalho ou no colégio? A acusação poderia ser injusta, mas será que encontraria um pouquinho de verdade nela se a examinasse cuidadosamente? Talvez você tenha dado mais vantagem a uma colega do que a outra, porque uma delas tornou-se sua melhor amiga e você queria que ela se desse bem. Ou pode ser que você espere até o "momento ideal" para contar que fez algo errado ou desobedeceu seus pais.
     
"E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu"
Gênesis 25:21

Na história de Rebeca, apesar de ter uma linda história de amor, foi estéril durante anos e quando finalmente teve um bebê, na verdade dois, porque eram gêmeos, ela era manipuladora e parcial no amor que tinha pelos filhos. Amava mais a Jacó, provavelmente porque tinha um temperamento parecido com o dela (um bom exemplo de amor condicional). 

"E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó"
Gênesis 25:27-28

Por ter sido o primeiro dos gêmeos a nascer, Esaú tinha o direito de receber a benção da primogenitura. Nos tempos do Antigo Testamento, esse direito garantia ao filho mais velho uma porção dobrada da herança do pai, inclusive de terras, bens e animais.

"E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura"
Gênesis 25:29-34


Depois, porque Rebeca amava mais a Jacó, conspirou com ele para tomar a benção que era de Esaú por direito por ser o mais velho. Quando ela ouviu "por acaso" Isaque dizendo a Esaú que fosse caçar, preparasse um cozido e então o trouxesse para que Isaque o abençoasse antes de morrer, começou a planejar como Jacó poderia ficar com a benção. 

"Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte"
Gênesis 27:9-10


Ao cair na armadilha da manipulação, Rebeca introduziu um tremendo ódio entre irmãos. Esaú ficou tão furioso com Jacó por ter roubado seu direito de filho mais velho que planejou matá-lo. Rebeca novamente interveio para ajudar seu filho favorito, encorajando-o a fugir de seu irmão para a casa de seu tio Labão, em Harã, a fim de esperar que Esaú se acalmasse.

"Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã, E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão"
Gênesis 27:43-44

A história de Rebeca nos mostra que a manipulação, independente do tipo, nunca funciona. Não traz a paz no local de trabalho, nem a harmonia em casa, mas pelo contrário, causa inveja e ciúme. 

"E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor"
Gênesis 25:23

O Senhor já tinha uma promessa para Jacó, independentemente da interferência de Rebeca. Deus não usa meios errados para trazer fins corretos, isso é coisa do ser humano. Não queira agradar o mundo e desagradar o coração de Deus. Em vez de tentar manipular uma situação, por que não pedir a Deus que a ajude a pensar e a fazer o que é certo?

Os fins não justificam os meios

#FeitasComAmor {♥}
Deus abençoe a semana de vocês ;*
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter